Servisom Eletronica Audio & video informatica

Servisom Eletronica Audio & video informatica
Dicas Tecnicas

domingo, 29 de maio de 2011

COMO FUNC. CIRCUITO SPOT TV SEMPTOSHIBA DE 14 E 20

SPOT a função deste circuito é descarregar rapidamente o cinescopio caso contrario o usuario ao desligar a tv iria notar um ponto ou uma bola luminosa na tela. Este efeito é chamado de emissão secundaria. Más se olharmos no esquema, ou melhor fora dele, ao lado do desenho dos falantes temos um desenho de uma PCI chamada de SPOT. Aqui entra a questão, você pode encontrar ou não esta PCI montada verticalmente.
Cuja ligação seria no encaixe ( conector) chamado de PS01 conforme esta no esquema. Na PCI principal você não encontrará os furos do PS01 e verá que a plaquinha spot está soldada nos furos do HF 01 onde seria o módulo (IC) de Radio FM opcionalmente neste chassi temos com ou sem Radio FM. Quando a PCI SPOT não existir ( temos radio FM) e os mesmos componentes estará montado na PCI principal cujo desenho está ao lado do tuner em destaque chamado de FM.
Sendo formado por Q 612, D612 e GD 62 short. Cuidado para não passar batido, estes componentes estão na PCI principal na região do tuner perto da lateral da PCI. Obviamente se a PCI SPOT externa existir os mesmos estarão nela.
O circuito SPOT será acionado sempre que ocorrer o power off que irá descarregar o C 612 e polarizr o Q 612 e o Q 906 que está ligado no canhão Azul na PCI do cinecopio. Fica facil notar, porque o circuito SPOT estando com defeito deixa acionando direto o Canhão B e consequente uma tela azulada.

Notem também que o pino 56 do micro (mute) além de polarizar a base do Q 611 e Q 631 tem uma ligação com o circuito SPOT, isso se justifica para evitar que ao desligar ou ligar a TV ocorra aquele barulho no alto falante, tipo “ tucc tucc”, fácil entender a razão do “sem audio” quando ocorre defeito no circuito SPOT, tela azulada e sem audio, levando o tecnico a trocar micro, memoria e tuner sem necessidade.
TELA AZUL o primeiro passo é desativar pelo menu do usuário, se persistir desligue Q 906 na PCI do cinescopio para certificar se o problema não é no canhão B. Caso a tela fique normal com imagem, os componentes que mais dão defeitos são: O próprio Q 906 (80%), Q 612, D612 e GD 62 short ( este ultimo pode estar um jumper no lugar de um diodo ) na placa básica ou então na PCI SPOT externa.
RGB, os defeitos que mais tem ocorridos é nos R 230,229,228 ambos smd nos pinos 50, 51 e 52 do micro, e na PCI do TRC os R 914, 921 e 928 também smd, e se você for sem sorte o próprio micro.
Espero que estas informações lhe sejam úteis, foram baseadas no chassi U14, façam uma boa leitura acompanhando do esquema. Está série de artigos servem também para os chassis U13, U14R, U15, U16 e U17 que tem pouca diferença em relação ao U14.
Como todos os defeitos aqui relatados são defeitos reais ou modificações sugeridas pelo fabricante, servirão de base em momentos de apuros técnicos.
É bom lembrar, que toda a descrição foram baseadas na versão MONO.

COMO FUNC. O MICRO DO TV SEMPTOSHIBA DE 14 E 20


MICRO um sujeito que de vez enquanto faz muito colegas pagar um mico, tem colegas que é micreiro desde que nasceu, mal abriu o gabinete coloca o dedão em cima do coitado e já tasca: Microooooooo. Do chassi U13 em diante começou a ser usado a família TMPA 88XX, gostei do camarada, gente boa e faz tudo. Já na LG ouvi falar e aqui estou vendendo o peixe que comprei, tem uns casos críticos nos modelos de tela maior só trocando micro e memória gravada por eles, ainda não aconteceu comigo, más se acontecer vamos tentar de tudo ( não me refiro a micronas). Não irei comentar sobre os pinos deste micro TMPA 88XX, porque o manual de serviço completo esta rodando na net e nele tem todas as funções descritas, o difícil é o pessoal ler, tem gente que esta com o manual na mão e vem ao fórum perguntar como entrar no modo service. Quanto a defeito no micro, eis alguns:
- Reset no micro é formado no IC Q 841 smd, fique sempre de olho na tensão que sai do pino 4 no momento é que liga, já peguei uns casos em que demorava para liberar os 5V. Qualquer novato deve saber que o micro para funcionar deverá ter na condição inicial a seguinte ação: Alimentação de 5V que no caso deste chassi é os pinos 9 e 55. Reset no pino 5 que tanto em ON como STBY deverá ser 5v. Oscilador principal nos pinos 6 e 7. Sempre ressaltando que o pino 1 ( proteção ) deve ser abaixo de 2 V caso contrario mandará o pino 60 para STBY.
- Casos em que o 5V esta por volta de 4,1V e aquecia, delisgando o pino de alimentação a tensão subiu .
- Sem saída R para o cinescopio, mas fique esperto com os resistores smd ligado nos pinos 50, 51 e 52 abrem com muita freqüência e os R 914, 921 e 928 na PCI no cinescopio.
Já notaram que há algum tempo os fabricantes vem adotando mais de um barramento de dados I2C, vulgo data e clock que aqui é o SDA 0 e SCL 0 que faz a comunicação com a memória. Neste modelo assim como muitos outros, até mais antigo, a engenharia colocou uma segunda, chamada de SDA 1 e SCL 1, esta ultima comunica com os demais periférico. Uma das razões da segunda, creio eu, é tentar minimizar que ruídos de todas as formas bagunce e corrompe alguns dados gravados na memória. Veja por exemplo que a linha de dados do tuner é que mais estaria sujeito a isso, Já a linha SDA 0 e SCL 0 está mais protegida e não ligado diretamente ao circuito externo. Se isso resolveu, acho que não, porque continuamos a ter memória com bits bêbados. Veja mais abaixo que temos um modificação que tenta minimizar esta situação conforme a figura 6.
- Falando ainda em micro, qualquer sintoma cabeludo que pegar neste chassi e que todas as medições de praxe foram verificadas, não pense duas vezes, RESET A MEMORIA. É sabido que muitos tem medo de fazer tal operação devido ter que refaze-la depois, más é tão fácil quanto tomar doce da mão de criança. Os reajuste a fazer vide descrição no manual de service são:
- item 1,2 e 3 RGB cut off,
- 4 e 5 equilíbrio de branco ou escala cinza ( para mais novos) no G e B driver,
- 43 HIT altura vertical,
- 45 VP 60hz posição vertical,
- 47 Vlin linearidade vertical,
- 102 TUNR,
- ITEM 108 OPTM1 conforme a tabelinha no manual, caso contrario ficará sem áudio, não esquecendo que alguns destes dados são feitos no modo S ou D, veja no manual que esta tudo explicado. Se não esqueci de alguns, seriam estes os mais importantes, os demais são default.
Como disse antes, para evitar corromper dados da memória o fabricante disponibilizou um boletim com as melhorias que serve inclusive para o chassi U 13, com a ressalva da posição do IC Q 841 do reset.



EQUIVALÊNCIA DE MICROS: veja na figura abaixo que existem 3 micros com equivalência direta sendo o TMPA8813CPNG3RP2, TMPA8813CPNG4K95ZN e TMPA8813CPNG4K95ZNS estes 3 não precisa de modificação, más existe um quarto que necessita de correção no circuito conforme a tabela da figura 8 e figuras da pci abaixo.