Servisom Eletronica Audio & video informatica

Servisom Eletronica Audio & video informatica
Dicas Tecnicas

domingo, 29 de maio de 2011

COMO FUNC. O MICRO DO TV SEMPTOSHIBA DE 14 E 20


MICRO um sujeito que de vez enquanto faz muito colegas pagar um mico, tem colegas que é micreiro desde que nasceu, mal abriu o gabinete coloca o dedão em cima do coitado e já tasca: Microooooooo. Do chassi U13 em diante começou a ser usado a família TMPA 88XX, gostei do camarada, gente boa e faz tudo. Já na LG ouvi falar e aqui estou vendendo o peixe que comprei, tem uns casos críticos nos modelos de tela maior só trocando micro e memória gravada por eles, ainda não aconteceu comigo, más se acontecer vamos tentar de tudo ( não me refiro a micronas). Não irei comentar sobre os pinos deste micro TMPA 88XX, porque o manual de serviço completo esta rodando na net e nele tem todas as funções descritas, o difícil é o pessoal ler, tem gente que esta com o manual na mão e vem ao fórum perguntar como entrar no modo service. Quanto a defeito no micro, eis alguns:
- Reset no micro é formado no IC Q 841 smd, fique sempre de olho na tensão que sai do pino 4 no momento é que liga, já peguei uns casos em que demorava para liberar os 5V. Qualquer novato deve saber que o micro para funcionar deverá ter na condição inicial a seguinte ação: Alimentação de 5V que no caso deste chassi é os pinos 9 e 55. Reset no pino 5 que tanto em ON como STBY deverá ser 5v. Oscilador principal nos pinos 6 e 7. Sempre ressaltando que o pino 1 ( proteção ) deve ser abaixo de 2 V caso contrario mandará o pino 60 para STBY.
- Casos em que o 5V esta por volta de 4,1V e aquecia, delisgando o pino de alimentação a tensão subiu .
- Sem saída R para o cinescopio, mas fique esperto com os resistores smd ligado nos pinos 50, 51 e 52 abrem com muita freqüência e os R 914, 921 e 928 na PCI no cinescopio.
Já notaram que há algum tempo os fabricantes vem adotando mais de um barramento de dados I2C, vulgo data e clock que aqui é o SDA 0 e SCL 0 que faz a comunicação com a memória. Neste modelo assim como muitos outros, até mais antigo, a engenharia colocou uma segunda, chamada de SDA 1 e SCL 1, esta ultima comunica com os demais periférico. Uma das razões da segunda, creio eu, é tentar minimizar que ruídos de todas as formas bagunce e corrompe alguns dados gravados na memória. Veja por exemplo que a linha de dados do tuner é que mais estaria sujeito a isso, Já a linha SDA 0 e SCL 0 está mais protegida e não ligado diretamente ao circuito externo. Se isso resolveu, acho que não, porque continuamos a ter memória com bits bêbados. Veja mais abaixo que temos um modificação que tenta minimizar esta situação conforme a figura 6.
- Falando ainda em micro, qualquer sintoma cabeludo que pegar neste chassi e que todas as medições de praxe foram verificadas, não pense duas vezes, RESET A MEMORIA. É sabido que muitos tem medo de fazer tal operação devido ter que refaze-la depois, más é tão fácil quanto tomar doce da mão de criança. Os reajuste a fazer vide descrição no manual de service são:
- item 1,2 e 3 RGB cut off,
- 4 e 5 equilíbrio de branco ou escala cinza ( para mais novos) no G e B driver,
- 43 HIT altura vertical,
- 45 VP 60hz posição vertical,
- 47 Vlin linearidade vertical,
- 102 TUNR,
- ITEM 108 OPTM1 conforme a tabelinha no manual, caso contrario ficará sem áudio, não esquecendo que alguns destes dados são feitos no modo S ou D, veja no manual que esta tudo explicado. Se não esqueci de alguns, seriam estes os mais importantes, os demais são default.
Como disse antes, para evitar corromper dados da memória o fabricante disponibilizou um boletim com as melhorias que serve inclusive para o chassi U 13, com a ressalva da posição do IC Q 841 do reset.



EQUIVALÊNCIA DE MICROS: veja na figura abaixo que existem 3 micros com equivalência direta sendo o TMPA8813CPNG3RP2, TMPA8813CPNG4K95ZN e TMPA8813CPNG4K95ZNS estes 3 não precisa de modificação, más existe um quarto que necessita de correção no circuito conforme a tabela da figura 8 e figuras da pci abaixo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário